13/04/2009
Bienal do Livro
Governo lança 2ª Bienal do Livro de Goiás
O governador do Estado de Goiás, Alcides Rodrigues, lança no próximo dia 14, às 8h, no Palácio das Esmeraldas, a 2ª Bienal do Livro de Goiás, que homenageará o escritor Bariani Ortencio. A cerimônia terá a presença da secretária de Estado da Educação, Milca Severino; da presidente da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira, Linda Monteiro; do presidente da Agência Goiana de Comunicação, Marcus Vinícius; e do presidente da Goiás Turismo, Barbosa Neto. A Bienal será realizada de 29 de abril a 3 de maio, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia.
Com palestras, cursos, oficinas, debates, conversas e lançamentos de livros programados para 23 espaços, de forma simultânea, a 2ª Bienal do Livro de Goiás reunirá várias editoras, entre elas as editoras das universidades Federal de Goiás (UFG) e Católica de Goiás (UCG), cerca de 20 estandes de escritores independentes, além de quiosques nos principais shoppings da cidade.
A Secretaria da Educação transportará para a Bienal 3 mil alunos, além de 300 professores, da rede estadual de Goiânia e de cidades do interior. Cerca de 800 professores dinamizadores das bibliotecas escolares vão participar do curso Biblioteca Escolar em Ação.
Como parte da programação, os visitantes podem participar de dois concursos de textos: um deles, “Verso, Conto e Opinião na Bienal”, ocorrerá durante o evento, quando os estudantes participam da oficina no gênero escolhido e, ao final, produz o texto que irá para uma seleção a ser publicada posteriormente; o outro, o projeto Escreva e Aconteça, que se trata de uma produção coletiva, em que a partir de uma história original, estudantes das escolas estaduais escrevem os capítulos seguintes, dando continuidade ao enredo. As inscrições para ambos os concursos estão abertas e podem ser feitas pela Internet, na página da Secretaria Estadual da Educação (Seduc): www.educacao.go.gov.br.
Entre outros destaques desta 2ª Bienal, está o espaço Mágica das Letras, voltado ao público infantil, em que serão realizadas diversas oficinas de estímulo à leitura e ao desenvolvimento da criatividade. Também serão realizadas num outro espaço oficinas destinadas a vestibulandos, para a análise das obras literárias indicadas para os vestibulares da UFG, UCG e Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Serão feitas 27 palestras sobre diferentes temas relacionados à educação e à produção literária, 204 oficinas, 19 cursos e 34 shows, entre eles o da Banda Pedra Letícia e de Gabriel, o Pensador. Serão lançados 40 livros. No espaço Bariani Ortencio, toda a obra do autor estará exposta, e os visitantes poderão parar para um bate-papo com o escritor.
Com a colaboração da Imprensa Nacional será instalada uma exposição contando a história da imprensa, “De Gutenberg à Contemporaneidade”, que inclui a história da imprensa no Estado de Goiás, levantada pela Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás. A Bienal reserva, também, um espaço para a exibição dos filmes que participaram do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o Fica, da cidade de Goiás.
Outras oficinas programadas para esta segunda edição da Bienal são as de Informática Educacional e as de Rádio Escola, ambas com foco nas possibilidades do mundo da escola.