14/04/2009
BIENAL DO LIVRO
2ª Bienal do Livro de Goiás
O universo do livro no mundo atual
O livro, a produção literária e um pouco de quase tudo o que a genialidade humana pode produzir a partir desse universo estarão reunidos, de 29 deste mês a 3 de maio, na 2ª Bienal do Livro de Goiás, no Centro de Convenções, em Goiânia. Uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a Agência de Cultura Pedro Ludovico Teixeira, Agência Estadual de Comunicação e Agência Estadual de Turismo. Mais um estímulo à leitura e ao acesso ao mundo do conhecimento.
Nesta segunda edição, a Bienal do Livro de Goiás homenageia o escritor e folclorista Bariani Ortencio, autor de Sertão sem fim, entre outros títulos, que ganharão destaque no espaço do autor. Além de valorizar a cultura regional, esta Bienal reunirá outros escritores e profissionais que, por suas idéias e produções, contribuem para integrar diferentes formas de expressão a partir do livro. A escritora Nélida Piñon, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, é uma das convidadas e falará sobre a arte de contar histórias.
A qualquer hora do dia, o visitante da 2ª Bienal do Livro de Goiás terá pelo menos 23 alternativas distintas de participação em oficinas, conferências, palestras, cursos, espetáculos, concursos, lançamentos de livros e encontros com escritores. Além de 23 espaços fixos, com atividades diárias, o público terá ainda acesso a 20 estandes de escritores independentes, aos estandes das livrarias e editoras e aos espaços de apoio e alimentação. A expectativa é que, nos cinco dias, a Bienal receba mais de 100 mil visitantes.
“Vivemos um momento em que as tecnologias da informação e da comunicação promovem uma grande mudança na vida de todos nós, inclusive na escola, levando crianças, jovens e adultos ao uso incessante da palavra, e pode parecer que o livro ficou à margem, mas, não”, afirma a secretária de Estado da Educação, Milca Severino. Segundo ela, pelo contrário, da mesma forma que o cinema, o teatro e as mais diferentes manifestações culturais sempre utilizaram o livro como fonte, as ferramentas contemporâneas, como o computador e a Internet, também complementam e fortalecem, ainda mais, o livro.
Conforme destaca a secretária da Educação, o livro adquire novas feições com as tecnologias atuais, se transfigura, mas não perde o valor. “Incluímos na programação desta Bienal diversas oficinas de informática e de produção de textos e concursos literários, no intuito de mostrar as nossas escolas e à comunidade em geral que é possível nesse diálogo do livro com outras linguagens traçar um novo caminho para o aprendizado escolar e para a educação”, lembra. Tanto os concursos quanto as oficinas de produção de textos colocarão em foco a leitura precedendo qualquer esforço de construção textual, validando a idéia de que escreve melhor quem lê mais.
De acordo ainda com a secretária Milca Severino, outro esforço, na preparação desta edição da Bienal do Livro de Goiás, foi no sentido de atrair o maior número possível de jovens, de aproximar a juventude do mundo literário. Para isso, a agenda de espetáculos inclui, entre outras inúmeras atrações, a participação de ídolos como Gabriel o Pensador, músico e escritor, com o qual grande parte dos jovens se identifica. Haverá, ainda, oficinas de análise de livros para os vestibulares deste ano.
A valorização do espaço do livro na escola será, também, destaque nesta 2ª Bienal, que reunirá cerca de 800 dinamizadores de bibliotecas escolares e cantinhos de leitura de toda a rede de escolas estaduais. Esses dinamizadores participam do curso Biblioteca Escolar em Ação, que será realizado nos cinco dias de evento. O curso inclui o uso das novas tecnologias e das diferentes linguagens nas bibliotecas.
Entre outros importantes espaços da 2ª Bienal do Livro de Goiás, está o Espaço Gutenberg, com uma exposição da história da imprensa no Brasil. O jornalista Fernando Tolentino falará sobre A imprensa Nacional no Século 21. Nesse espaço Gutenberg, estará exposto, também, um levantamento histórico feito recentemente, por estudantes e professores da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás, sobre a história da imprensa em Goiás.
Além dos espaços no Centro de Convenções, a 2ª Bienal do Livro de Goiás terá estandes instalados em shoppings da cidade, na chamada Bienal em Trânsito, em que estará disponível ao público toda a programação do evento. Nesses locais, haverá apresentação de espetáculos curtos e exposição de livros, entre outras atividades que funcionarão como convites à Bienal no Centro de Convenções.
A Secretaria da Educação garantirá o transporte a 3 mil estudantes e a 300 professores de todo o Estado para a Bienal. Terão prioridade estudantes e professores que não tiveram oportunidade de visitar a primeira bienal, além de estudantes de escolas de tempo integral. Serão 75 ônibus, 20 só de Goiânia.
Entre outras atividades constantes da programação, está o lançamento de 40 livros de autores regionais; muita leitura, teatro, dança e contação de histórias num espaço dedicado às crianças; programas sobre as mudanças ortográficas da Língua Portuguesa, ou de alerta sobre o “gerundismo”, entre outros, no projeto Rádio Escola; e muito mais.
A programação da 2ª Bienal do Livro de Goiás estará disponível a partir desta sexta-feira (17), na Internet, na página eletrônica: www.educacao.go.gov.br/bienal.
Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação: (62) 3201-3004, 3201-3020, 3201-3071, 3201-3027 e 3201-3160.