29/04/2009
2ª BIENAL DO LIVRO
Está aberta a 2ª Bienal do Livro de Goiás
O governador Alcides Rodrigues e a secretária da Educação, Milca Severino, abriram hoje (29), pela manhã, no Centro de Convenções, a 2ª Bienal do Livro de Goiás, que homenageia o escritor Bariani Ortencio. Durante a solenidade, o governador destacou a importância da Bienal para a educação e a cultura de Goiás, lembrando que o livro é a alma da vida, a mola mestra de tudo que existe para o ser humano. De acordo com o governador, esta Bienal é um momento feliz e significativo para o desenvolvimento educacional e cultural e intelectual do estado.
O evento inclui conferências, oficinas, cursos, espetáculos em diferentes linguagens da arte, debates e conversas informais com os escritores em vários espaços e momentos. Entre outros convidados para esta 2ª Bienal, que se estende até domingo (3), está a escritora Nélida Piñon e o escritor Pedro Bandeira. Cerca de 3 mil estudantes das escolas públicas estaduais terão transporte e alimentação para visitarem a Bienal. Gabriel O Pensador e a Banda Pedra Letícia são dois dos destaques artísticos desse encontro.
Ao declarar aberta a 2ª Bienal do Livro, Alcides Rodrigues expressou o seu reconhecimento aos esforços da Secretaria de Estado da Educação, parabenizando todos os envolvidos na realização do evento. Em entrevista à imprensa, o governador afirmou: “A Educação está bem nas mãos da secretária Milca Severino, que tem feito um trabalho extraordinário”. Ele lembrou que, no próximo mês, o estado de Goiás já terá 100 escolas funcionando em tempo integral. “É um trabalho que está sendo feito com sucesso em Goiás e convido as pessoas a visitarem as escolas de tempo integral”. Além disso, mais de 200 reformas de escolas estão prontas para serem inauguradas e outras edificações serão feitas.
O livro – Centenas de estudantes de escolas públicas, professores, escritores e representantes de inúmeras instituições ligadas às artes, à educação e à cultura, entre outros, participaram da solenidade de abertura da 2ª Bienal do Livro. Uma festa para o livro. Segundo destacou a secretária Milca Severino, esta é uma oportunidade ímpar para o contato com o livro e com os escritores. “Nesta Bienal estamos utilizando a arte nas diferentes linguagens para motivar a leitura; o livro como referência para o cinema, o teatro, para motivar a criança, o adolescente e o jovem para a leitura”, informou.
Durante a Bienal, a Secretaria de Estado da Educação estará oferecendo um curso de qualificação de professores dinamizadores de biblioteca. “Essa Bienal não é uma ação pontual do governo de Goiás, é uma ação permanente”, ressalta Milca Severino, explicando que, entre outras ações, ao qualificar os 800 professores dinamizadores, após a Bienal eles darão continuidade a esse trabalho dentro das escolas, usando as bibliotecas e os cantinhos de leitura. “A escola é o espaço mais importante para a educação, e é para promover a escola, o espaço do livro na escola, que estamos realizando esta Bienal”, disse a secretária. Só em 2007, o governo investiu mais de R$ 5 milhões na compra de livros para as escolas.
Homenagem - O escritor homenageado, Bariani Ortencio, falou, durante a abertura da Bienal, da importância da leitura para as crianças e os jovens na escola e fora dela, e lembrou que estimular a leitura é um grande desafio para a educação. Ele justificou que problemas como a falta de condições da criança e do jovem, seja de ordem social ou econômica, dificultam o processo de ensino aprendizagem.
Bariani Ortencio afirmou que esta homenagem feita pelo governo de Goiás, nesta 2ª Bienal, é muito importante para ele, que sempre trabalhou para retratar a cultura goiana, contando a história do povo, suas origens. “O progresso desordenado vai acabar com tudo, com as tradições, então, no futuro, as pessoas que quiserem saber das coisas que acontecer vão recorrer aos livros, aos meus livros, para verem como era de primeiro”, declarou.
Goiânia, 29 de abril de 2009.