29/04/2009
2ª BIENAL DO LIVRO
Jornalista Fernando Tolentino fala da Imprensa Nacional nesta 2ª Bienal do Livro de Goiás
“Vocês sabem qual é o jornal mais conhecido do país? Talvez as pessoas nunca o tenham segurado nas mãos, mas o conhecem. É o Diário Oficial”. Com essas frases, o diretor geral da Imprensa Nacional, jornalista Fernando Tolentino, iniciou sua palestra “A Imprensa Nacional no século XXI”, na 2ª Bienal do Livro de Goiás. A Imprensa Nacional é o órgão da Casa Civil da Presidência da República, responsável pelo Diário Oficial da União, no qual são divulgados todos os atos oficiais do governo.
Em sua palestra, Fernando explicou o funcionamento do Diário Oficial e contou um pouco da história da Imprensa Nacional desde a sua criação, em 1808. Na época, o órgão tinha o nome de Imprensa Régia e foi responsável pela publicação de diversos livros no país. No dia 13 de maio de 1808, foi impresso o primeiro livro no Brasil. O prelo, equipamento responsável pela impressão, foi trazido de Portugal. Quatro meses depois, a Imprensa Nacional foi responsável pela impressão do primeiro jornal do Brasil, a Gazeta do Rio de Janeiro.
O Diário Oficial da União foi, em 1997, considerado pelo Guiness Book o maior jornal tablóide do mundo, com uma edição de 2.112 páginas e pesando 5,4kg. De lá para cá, já foram feitas outras inúmeras edições ainda maiores que essa. Com o tempo, o Diário Oficial modernizou-se e ganhou uma página eletrônica, www.in.gov.br . No site, a população tem acesso a todas as publicações do jornal, sem custo. São cerca de 200 mil acessos diários. “E uma novidade”, afirma Fernando, “é que, daqui a algum tempo, o site do Diário Oficial disponibilizará, digitalmente, todas as edições do jornal, desde as do século XIX”.
Para garantir a integridade das informações contidas no site, o sistema de segurança utilizado é rigoroso. Isso faz com que a página se torne mais cara do que a impressão do Diário Oficial impresso. Fernando lembra ainda que a Imprensa Nacional possui um museu. “Quando visitarem Brasília não percam a oportunidade de conhecer nosso museu, que possui inúmeras peças e até a réplica do prelo que veio para o Brasil em 1808”, convida Fernando. Além disso, lembra ele, “temos o concurso do Museu da Imprensa Nacional que é para estudantes de todas as idades. As inscrições vão até o dia 30 de junho no site e o prêmio chega a R$ 5 mil”.
“É direito de qualquer brasileiro ter todas as informações sobre o Estado, e o Diário Oficial está aí para isso”, declara Fernando, convidando, ainda, todos os presentes no Auditório Lago Azul, onde ele proferiu a palestra, a visitarem o estande da Imprensa Nacional na 2ª Bienal do Livro. Para o jornalista, a Bienal já é e continuará sendo um sucesso absoluto em Goiás.
Goiânia, 29 de abril de 2009.