29/04/2009
2ª BIENAL DO LIVRO DE GOIÁS
Raquel Teixeira fala sobre cotas raciais nas universidades
A secretária de Estado da Educação, Milca Severino, participou na tarde de hoje, quarta-feira (29), da palestra "Universidade X Cota: Inserção ou Exclusão", proferida pela deputada federal e professora universitária, Raquel Teixeira, na Arena Jovem.
Em sua palestra, Raquel Teixeira disse que a questão do acesso democrático à universidade não pode ser reduzida a um problema de cotas. Para a deputada é necessário pensar políticas sociais de ações afirmativas que democratizem a entrada do estudante brasileiro na universidade, estabelecendo mecanismos eficientes de inclusão que não apenas as cotas. "Ação afirmativa não é cota. Cotas constituem um instrumento de aplicação da política de ação afirmativa, a qual se recorre em último caso", afirmou Raquel em sua palestra.
No entanto, a deputada acredita que não se pode esperar que o problema da educação no país seja resolvido em todas as suas nuances, de modo que o ensino se democratize desde a educação infantil para, só assim, serem sanados os problemas do ensino superior.
A deputada explicou que uma das principais críticas entre as várias sofridas pelo projeto de lei sobre o tema, encaminhado ao Senado pela Câmara dos Deputados, é que esse tipo de medida pode levar à racialização da população criando segregação entre uns e outros por causa da cor ou raça. De acordo com Raquel Teixeira, essa é uma crítica que não se sustenta pois, ainda conforme a deputada, já existe racismo no Brasil, ainda que velado pelo mito da miscigenação.
Raquel Teixeira é pós-doutora em Língua e Cultura e, na Câmara dos Deputados, é vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Informática e Comunicação.