30/04/2009
2ª BIENAL DO LIVRO
Vídeo mostra Bariani fazendo o Peixe na Telha
No documentário produzido para apresentar a trajetória de vida e a obra de Bariani Ortencio, o homenageado desta 2ª edição da Bienal do Livro de Goiás, o escritor fala dos segredos da sua receita de Peixe na Telha, um prato criado por ele e que ficou conhecido em todo o país.
Segundo Bariani Ortencio, o uso da telha foi ocasionado porque se buscou um modo de conservar o prato quente na mesa, como uma feijoada, por exemplo, que é servida em recipiente de barro. Ele tinha, à época, uma cerâmica. “Como o peixe é comprido, pensei na telha”. O preparo do peixe em postas é cuidadoso. O peixe nobre é o peixe de couro e, aqui, na região, o melhor que temos é o Pintado. Primeiro, espreme-se o limão, de preferência o limão-china, que provoca uma espécie de pré-cozimento. Deixa descansar por duas horas.
Numa panela, coloca-se o óleo, o sal, tomate picadinho, cebola picadinha, suco de cebola, pimenta bode, leite de coco, coentro e orégano. Deixa ferver. Só depois de tudo bem cozido é que as postas são acrescentadas e acomodadas com jeito no molho. Ao final, acrescenta-se o pimentão picadinho, salsa e cebolinha. Para arrematar, um pouquinho de molho Shoyo.
Depois disso, o peixe é colocado na telha e polvilhado com farinha de rosca. Levar ao forno por 40 minutos. Servir naprópria telha.
Goiânia, 30 de abril de 2009.