02/05/2009
2ª BIENAL DO LIVRO DE GOIÁS
A 2ª Bienal do Livro e a Educação - Artigo publicado no Diário da Manhã
Milca Severino Pereira
Na manhã de hoje (29), o governador Alcides Rodrigues abrirá, oficialmente, a 2ª Bienal do Livro de Goiás, no Centro de Convenções, em Goiânia, dando início à maior celebração do livro e da produção literária no Estado de Goiás.
Apresentaremos, de uma maneira muito especial, o livro como fonte para expressões da arte, da cultura e como meio para tornar o ensino aprendizagem ainda mais atraente. Aqui em Goiás, onde, desde 2006, o Governo implementa o programa Escola de Tempo Integral, enfrentamos o desafio de tornar a nossa escola uma escola cada vez mais atraente. Quando ampliamos a permanência na escola, promovemos as adaptações físicas e reformulamos os projetos pedagógicos, mas, prescindimos, também, da criatividade dos educadores.
Na base dessa criatividade, temos, entre outros elementos, o livro e o seu universo infinito. Por isso, na 2ª Bienal do Livro de Goiás, procuramos ampliar as possibilidades do uso do livro no espaço escolar. Durante toda a Bienal, mais de 800 dinamizadores de bibliotecas das escolas da rede pública estadual participam de um curso de aprimoramento. Eles vão conhecer as novas tecnologias de informação e comunicação e como utilizá-las no cotidiano das escolas, para além das bibliotecas, para além da leitura formal.
Nesta Bienal, estaremos homenageando o escritor e folclorista Bariani Ortencio, um ícone da nossa literatura, num reconhecimento ao seu precioso legado e, também, como forma de reverenciarmos toda a produção literária do estado de Goiás. Daremos ênfase aos nossos talentos, mostrando para o Brasil e para o mundo que temos uma literatura forte, importante e que merece ser mostrada. Teremos o lançamento de 40 livros de escritores goianos, além de conferências com escritores como Nélida Piñon e Pedro Bandeira. Em espaços como o "Dois Dedos de Prosa" e o "Arena Jovem" estaremos promovendo o encontro de escritores e leitores para conversas descontraídas ou debates.
Os jovens terão uma programação especial, em que a arte e a literatura fazem o diálogo estratégico para aproximá-los do mundo do livro, despertando-os para a importância da leitura. Além de espetáculos com artistas conhecidos, como Gabriel O Pensador, os jovens vão encontrar nesta 2ª Bienal as mais variadas expressões da boa música brasileira, como os grupos Batixó, Fé Menina e Coró-de-Pau, Banda Pequi, Orquestra jovem, entre outros. Haverá análises dos livros para os vestibulares, além de inúmeras oficinas de informática, sem falar na oportunidade que esses jovens terão nos encontros com os escritores.
A programação da 2ª Bienal do Livro de Goiás é extensa, inclui espaços para exposição da história da imprensa, concursos de textos, palestras sobre temas da atualidade, ligados à educação, à literatura. Mas, nesta Bienal procuramos olhar de forma muito especial para as nossas crianças, porque a construção de um mundo melhor para todos nós se inicia na primeira infância. Vamos acolher todas as crianças , especialmente no espaço Mágica das Letras, com contação de histórias, teatro, música e brincadeiras. Tudo preparado com muito carinho e profissionalismo.
Esta é uma Bienal para todos. Venham celebrar conosco!
Artigo publicado no jornal Diário da Manhã no dia 29 de abril de 2009.