05/05/2009
2ª BIENAL DO LIVRO DE GOIÁS
Impressões da 2ª Bienal do Livro
Laura de Paula Silva*
É de encher os olhos uma Bienal. Livros, muitos livros. Cores, pessoas, editoras: tudo se mistura neste ambiente estimulante.
Dá vontade de voltar a ser criança, rememorando histórias infantis e contos de fadas. Para adolescentes não faltam livros sobre (des)conquistas amorosas ou que abordem dúvidas comuns nesta fase. Aos vestibulandos, as obras indicadas nos processos seletivos. Já os universitários encontram títulos das diversas carreiras acadêmicas.
A 2ª Bienal do Livro de Goiás satisfaz a todos os gostos. De obras clássicas reeditadas a best-sellers contemporâneos, de gibis a jornais e revistas, de autoajuda a enciclopédias, enfim, aqui se encontra de tudo.
Nos vários ambientes da 2ª Bienal, há palestras, oficinas, entre tantas outras atividades, e o espaço do homenageado, Bariani Ortencio. Para quem gosta de ler, a 2ª Bienal é um convite irrecusável. Aos que ainda não são fãs dos livros, é impossível sair daqui sem sentir vontade de ler um pouquinho que seja.
A 2ª Bienal do Livro de Goiás se traduz em estímulo à leitura. Precisa-se disso. Esta é uma iniciativa louvável. Pois que venham outras! O caminho está aberto.
*Laura de Paula Silva é estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ex-aluna do Colégio Estadual Jales Machado, de Goianésia.