29/05/2009
2ª BIENAL DO LIVRO DE GOIÁS
Ainda a Bienal do Livro, por Bariani Ortencio
Antes da Bienal, convidei, aqui, neste espaço, as pessoas para comparecerem, quando estaria no Centro de Convenções para recebê-las, professoras, alunos, colegas e os demais interessados no grande evento cultural. Agora quero agradecer a todos pelos comparecimentos que suplantaram as expectativas. Nunca iria imaginar o acolhimento carinhoso, a alegria de participar de umas quatro centenas de fotos e autógrafos com a meninada, com os pais e avós, professoras, amigos, colegas e parentes. Só vim para casa, durante os cinco dias, após os encerramentos.
Para o Espaço do Homenageado – Bariani Ortencio, a biblioteca do meu escritório fora transferida por plotagem, sistema que não conhecia, deixando-me completamente à vontade, como se estivesse em minha casa. Na Sala Bariani Ortencio – Biblioteca Escolar em Ação, 800 professores receberam cursos sobre bibliotecas. No Espaço Dois Dedos de Prosa, segmento do programa Frutos da Terra, da TV Anhanguera, em que participo, os autores goianos autografaram, com "casa cheia", os seus novos lançamentos.
E na Praça Vão dos Angicos (título do meu livro editado pela José Olympio), se deram as apresentações artístico-culturais, com destaque para a Ciranda da Arte, sob o comando da maestrina Luz Marina, e para o Colégio José Alves de Almeida, dirigido por Cléa Regina.
Estiveram conosco, visitando o nosso espaço, os escritores da Academia Brasileira de Letras Nélida Piñon e Carlos Nejar, além do campeão de vendas de paradidáticos, Pedro Bandeira, e o cantor Gabriel o Pensador. O ponto alto também foi a palestra das mestras professoras Vera Maria Tietzmann e Maria Zaira Turchi, "Bariani Ortencio, um Paulistinha Genuinamente Goiano".
Foram apresentadas várias reedições de alguns de meus livros, revisadas de acordo com a nova reforma ortográfica, como o paradidático João-do-Fogo (O Pequeno Herói Ecologista) e Cozinha Goiana, pela Kelps-Leart (3211-1616); Dicionário do Brasil Central (acompanhado de CD), pelo Instituto de Cultura Casa Brasil (3942 - 0228). Também dois inéditos: o meu, Cartilha do Pré-Escritor (Você Gostaria de Escrever um Livro?), Editora Thesaurus-Br (61 3344 – 3738) e A Cultura Plural de Bariani Ortencio – Vida e Obra, da cronista-poetisa Elizabeth Caldeiras Brito e do fotógrafo Nelson Santos (3224 – 4622), edição da Editora Kelps/Leart, contendo depoimentos de 41 escritores, aos quais muitíssimo agradeço, sentindo-me sobejamente recompensado! Todos estes livros serão lançados, oficialmente, inclusive o CD duplo musical Zardo’s Interpreta Bariani Ortencio, com 30 faixas, também mostrado na Bienal.
Uma grande recompensa, que muito me comoveu, foi o reconhecimento da autoridade maior do evento: "Prezado Bariani, é com alegria que o agradeço por sua brilhante participação na 2ª Bienal do Livro de Goiás. Mais do que o homenageado, você foi a personalidade principal e a mais marcante desse evento. Sua presença singular e constante nos dias da feira tornou o ambiente rico e acolhedor em conhecimento e ternura, contagiando todos os visitantes, sobretudo nós, que tivemos o privilégio de desfrutar de sua amável companhia. O sucesso que obtivemos nessa Bienal se deve, em grande parte, a sua contribuição. Muito obrigada! Cordialmente, Milca Severino Pereira – Secretária da Educação".
Macktub!
Publicada na seção "Crônicas e Outras Histórias", do jornal O Popular, em 21 de maio de 2009.